PDA

View Full Version : Adaptação da Frontpage

dudutonight
October 18th, 2004, 09:52
Olá pessoal!

Gostaria de adaptar a Frontpage do meu site, mas não sei exatamente como. A home terá a mesma estrutura sempre. Somente as informações irão mudar, de acordo com as matérias publicadas em cada seção.
Gostaria de colocar boxes trazendo a última matéria de cada seção linkada para a respectiva matéria. Sei que devo pegar no banco o ID da matéria de acordo com a SECTIONID, fora o TITLE e o INTROTEXT que são o título e o texto de introdução, respectivamente.
Preciso da ajuda de vocês. Seria bom se alguém que tenha feito isso me ajudasse e que as mesmas me enviassem o link de seus sites para que eu possa conferir.

bigodines
October 18th, 2004, 09:56
Qualquer versão do mambo você está utilizando?? Para alterar o modo com que as notícias são exibidas vc deve editar os components/com_content/content.html.php

dudutonight
October 18th, 2004, 10:52
Acho que você não me entendeu direito. Quero fazer como em sites como o do UOL. O box de notícias em destaque está sempre no mesmo lugar. O que mudam são as informações. Quero colocar boxes fixos de seções do meu site (música, gastronomia, turismo, esportes, etc) e usar comandos SQL pra pegar as informações da última matéria públicada nas respectivas seções e mostrá-las em seus respectivos boxes.
Fui claro!?

bigodines
October 18th, 2004, 12:29
Acho que você não me entendeu direito. Quero fazer como em sites como o do UOL. O box de notícias em destaque está sempre no mesmo lugar. O que mudam são as informações. Quero colocar boxes fixos de seções do meu site (música, gastronomia, turismo, esportes, etc) e usar comandos SQL pra pegar as informações da última matéria públicada nas respectivas seções e mostrá-las em seus respectivos boxes.
Fui claro!?
Foi. você quer reescrever a front page.

Mesmo assim você vai ter que editar o arquivo q eu te disse antes :)

Dá uma olhada na função show()

dudutonight
October 18th, 2004, 12:41
OK. Vou ver e amanhã posto aqui.
É que to no trabalho e estou sem net em casa.
Valeu!

dudutonight
October 18th, 2004, 12:42
Vc conhece algum site baseado em Mambo onde o desenvolvedor reescreveu a frontpage?
Se souber, cite aqui.

bigodines
October 18th, 2004, 13:19
desta natureza não. E já te adianto que vai dar um trampo do cão.
Normalmente os desenvolvedores muda poucas coisas na front page pois o mambo já oferece diversas maneiras de mostrar as notícias. Nessa versão nova eu ainda não me aprofundei, mas nas antigas (mambo 4.5.0 pra baixo, ninguém fez coisa parecida com o que você quer).
É perfeitamente possível, mas as vezes acho que seria mais fácil você desenvolver um componente que o fizesse do que alterar o que já está. De qualquer jeito se prepare para ter alguma dor de cabeça =P

bigodines
October 18th, 2004, 13:23
Bom, agora pensando de outro modo, talvez não seja tão difícil fazer tal coisa =P acho que vale a pena vc tentar.

dudutonight
October 18th, 2004, 14:22
Com certeza vale a pena! Isso mostra o nosso potencial de desenvolvedor, mesmo eu sendo um iniciante na área. Aliás, aí sim vai mostrar o nosso potencial, porque um iniciante se dispor a modificar um sistema, mesmo que seja simples, é um grande passo.
Acho o Mambo muito bom. Antes dele, usei o PHPNuke, o PostNuke, o PHPwebsite, o Xoops e o EZ Publish. Achei todos bons, mas depois que conheci o Mambo, não larguei mais.
Agora, me dedico à ele e pretendo fazer alguns (muitos) trabalhos com ele.
Nós nunca ficamos 100% satisfeitos com o que os CMS's nos trazem. Por isso a idéia de modificar a FrontPage do Mambo.
Espero que dê certo. Espero conseguir.
Assim que conseguir, vou postar nos sites do Mambo (Aqui, Mambopt, Mambo Brasil, etc).
Boa sorte pra mim. E muito Doril pra dor de cabeça.

bigodines
October 19th, 2004, 04:19
Boa sorte cara... certamente o mambo vai ser o melhor para você e seus clientes. E qualquer coisa estamos aí =P

setup
October 19th, 2004, 11:37
Boas tb podes usar um tema diferente na Página Frontal, como acontece no www.globodigital.net que é de um Tuga.

bigodines
October 19th, 2004, 12:02
Boas tb podes usar um tema diferente na Página Frontal, como acontece no www.globodigital.net que é de um Tuga.
sim, mas para que a atualização da página principal seja dinâmica e que cada categoria seja em um box, ele vai ser obirgado a alterar o código de qualquer maneira.

dudutonight
October 19th, 2004, 15:44
Isso!

millarch
October 29th, 2004, 11:52
Eu estou dezenvolvendo algo parecido, fazendo algumas modificações no content.php no Mambo 4.5.1.

O projeto deve estar pronto dentro de um mês e daí eu mando a URL pra vcs verem.

Tem razão, dá um trabalhão do cão !

fs1904
October 29th, 2004, 15:25
Acho que você não me entendeu direito. Quero fazer como em sites como o do UOL. O box de notícias em destaque está sempre no mesmo lugar. O que mudam são as informações. Quero colocar boxes fixos de seções do meu site (música, gastronomia, turismo, esportes, etc) ...

Para colocar Boxes fixos como você descreveu acima, se distânciando da aparencia de um Blog a solução esta no desenvolvimento de Blocos que fiquem na primeira Página com essa função.

eu não conheço nenhum

Seria bom que alguem desenvolvesse pois tem muita gente que não tem interesse em sites de Notícias

Mas se repararmos no Site oficial do mamboserver em baixo existe uns retângulos fixos , não sei o que eles usaram

Fabio

http://mambobrasil.org - Comunidade dos usuários do Mambo no Brasil

setup
October 30th, 2004, 01:57
Para quem acha o tema do site do www.mamboserver.com interesante já está disponível para download um tema parecido chamado corporate do Absalom Media, podem visualizar através do link seguinte:

:arrow: http://demo2.mambopt.com/index.php?mos_change_template=corporate

:razz:

bigodines
October 30th, 2004, 07:39
Para quem acha o tema do site do www.mamboserver.com interesante já está disponível para download um tema parecido chamado corporate do Absalom Media, podem visualizar através do link seguinte:

:arrow: http://demo2.mambopt.com/index.php?mos_change_template=corporate

:razz:
bueno, mas nesse template os quadrados estão com conteúdo fixo. o que se poderia fazer é criar um módulo para cada notícia e chamá-lo de dentro dos retângulos.. seria uma saída, sim.

Spling
October 30th, 2004, 08:41
Sem dúvida é isso que todo mundo quer... uma frontpage parecida com uol.. ou sites que utilizamos diariamente.

Eu vou tentar explicar exatamente, para ver se vocês conhecem ou já viram algum módulo parecido! seria assim:

1) Foto pequena, ao lado um texto descritivo, com link para "ler mais"
embaixo, só o titulo das anteriores desta mesma categoria. Só isso..

o básico é isso, mas a organização ficaria livre para ser feita no dreamweaver... para isso eu preciso fazer o que ?

Desenvolver um template? um módulo ? um componente ? ou simplesmente editar o content.php ?

2) Outra coisa seria, exibir ao clicar em uma categoria, foto pequena, texto descritivo.. exibindo 10 por página por exemplo, daquela categoria especifica.

É exatamente isso que o amigo está desenvolvendo ? está editando só o content.php ? mas afetará só a frontpage? e se quiser fazer uma exposição diferente para cada categoria, fora a frontpage?

Abraços e agora vou participar efetivamente de todos as comunidades mambos.. no momento estou só testando tudo.. e conhecendo.. tenho 1 semana.. mas estou trabalhando intensamente.

Abraços.. 8-)

programad
October 31st, 2004, 21:54
Acho que na versão 4.5.1a basta copiar os módulos de newflash e direcionar para o conteúdo.